Yahoo Clever wird am 4. Mai 2021 (Eastern Time, Zeitzone US-Ostküste) eingestellt. Ab dem 20. April 2021 (Eastern Time) ist die Website von Yahoo Clever nur noch im reinen Lesemodus verfügbar. Andere Yahoo Produkte oder Dienste oder Ihr Yahoo Account sind von diesen Änderungen nicht betroffen. Auf dieser Hilfeseite finden Sie weitere Informationen zur Einstellung von Yahoo Clever und dazu, wie Sie Ihre Daten herunterladen.

Existem dogmas Espíritas?

Update:

O dogma é uma crença estabelecida por uma religião ou uma doutrina que é considerada como ponto fundamental e indiscutível. ponto chave que não aceita indagações ou ponderações

Update 2:

Existência de Espírito. Imortalidade da alma, mediunidade, reencarnação. Nada disso é dogma de fé ? 

Update 3:

Fernando Klauc - Tua resposta não aparece aqui. Tive acesso a ela pelas notificações. Tem como repostar ?

3 Antworten

Bewertung
  • vor 1 Jahr
    Beste Antwort

    Vc praticamente respondeu na sua declaração do que é o dogma.

    Sendo o dogma uma CRENÇA, ou seja, algo que é simplesmente baseado na fé, o espiritismo possui apenas UM!

    Todas as suas ponderações sobre existência do espírito, mediunidade, reencarnação, imortalidade da alma, etc. NÃO SÃO CRENÇAS, visto que são COMPROVADAS, e assim deixam de ser dogmas.

    O único dogma, que carece de comprovação é a própria existência de Deus, pois nem o espiritismo consegue provar.

    O fato de sua religião, ou outras religiões, não aceitarem a mediunidade ou a comunicação com espíritos, ou a reencarnação, por fatores simplesmente ideológicos, e não factuais, não impede a sua existência.

    Só porque a bíblia, ou o pastor, ou a religião confronta seus dogmas contra o espiritismo, não é razão para tornar as comprovações espíritas como se fossem dogmas também.

    Os seus dogmas podem dizer que espíritos são demônios. Mas vc tem comprovação disso? Não... é um dogma.

    Deus existe? Não sei.

    Só a lógica é capaz de comprovar a existência divina. Pois não haveria sentido de existirem espíritos, que não se auto-reproduzem, se não há um Criador.

    Mas esse criador, ainda pode ser uma civilização extra-terrestre avançada, ou vários deuses, ou alguma causa que não sabemos.

    Apenas o fato de que espíritos são criados, o que demanda um criador, o qual aceitamos que é Deus.

  • Anonym
    vor 1 Jahr

    ### >  Conceito e origem do DOGMA

    Atendendo a convocação do Imperador Constantino, o conselho da igreja aprovou a ideia de que Jesus era a mesma pessoa que Deus. Estamos falando do Concilio de Niceia - 325dC. 

    E para evitar a continuação de polemicas a esse respeito, o Imperado decretou que a referida decisão não poderia ser contestada.

    E pela primeira vez na história o resultado de um conselho, que antes era facultativo, passou a imperar sobre os auspicios da Lei estabelendo-se assim o PRIMEIRO DOGMA.

    O Dogma é pois uma imposição de uma ideia que foi acordada por um certo grupo. Sendo que a referida ideia não comporta nenhum tipo de questionamento ou debate. Deve ser aceita cegamente.

    Com o tempo, o termo "Dogma" passou a ser empregado em outras áreas de conhecimento de forma adaptável. É neste sentido que podemos dizer que a ciencia tem seus dogmas, bem como o Espiritismo os tem tambem. Aqui observamos que o termo DOGMA emprega-se como sinõnimo de AXIOMA.

  • vor 1 Jahr

    Dogma como algo indiscutível no espiritismo não existe.

    Todavia a doutrina afirma certas coisas que uma vez discordando e divergindo não se pode dizer que a pessoa seja espírita, mas sim espiritualista.

    Entre as revelações do espiritismo estão as citadas por você, 

    somos todos espíritos criados pelo Espírito de Deus. Se você não crê em Deus e nem que você foi criado a imagem de Deus não há como ser espírita.

    Mediunidade todos tem, até mesmo animais percebem ou tem sensibilidade com o mundo espiritual, mas a matéria, e os vícios humanos (orgulho, vaidade, egoísmo) diminuem nossa sensibilidade mediunica.

    A reencarnação ou as muitas vidas na matéria não é exclusividade espíritas, pois 4 bilhões de pessoas no planeta acreditam em uma forma ou outra de reencarnação e vidas sucessivas.

    Mas não é dogma, é para ser entendido, meditado, refletido, analisado, pesquisado como algumas universidades, cientistas, filósofos tem feito.

    O Google dá milhões de exemplos de pesquisas sobre reencarnação.

    Quando se provar que Deus existe a reencarnação também será provada.

Haben Sie noch Fragen? Jetzt beantworten lassen.